A logística nas empresas já desponta como um dos setores que mais tem impactado positivamente a satisfação dos clientes. O motivo central disso não poderia ser outro: receber o produto dentro do prazo e condições estipuladas na hora da compra.

Dada a sua grande importância, muitas empresas se veem obrigadas a otimizá-la, a fim de se alinharem às demandas do mercado e se manterem competitivas. Contudo, a tarefa não é tão simples, afinal, este é um setor que pode onerar bastante um negócio, a depender do seu porte e volume de deslocamentos.

Neste contexto, uma das alternativas encontradas por essas empresas para superar as dificuldades em manter uma logística própria foi o modelo de “logística contratada”. Trata-se de uma maneira de ter à disposição serviços de qualidade sem necessariamente ter de fazer grandes investimentos.

Neste post, vamos mostrar a você como a logística contratada pode ser uma solução viável para a empresa, apresentando 6 dos seus maiores benefícios. Confira!

1. Redução nos custos

Sem dúvida, este é um dos maiores benefícios de uma logística contratada. A redução nos custos a partir de sua aplicação tem basicamente 2 aspectos: redução nos investimentos iniciais e redução nos custos de operação.

No primeiro caso, a logística contratada pode ser uma boa alternativa, pois minimiza a necessidade de a empresa investir em infraestrutura física ou em mão de obra na hora de realizar seus processos logísticos. Contratar os serviços de uma transportadora acaba saindo mais em conta, principalmente para micro e pequenas empresas, que normalmente não têm uma grande demanda de logística e nem dispõem de capital suficiente para investir em maquinário, sistemas, profissionais etc.

Por outro lado, há também a redução dos custos operacionais de um setor de logística. Afinal, possuir uma logística própria demanda gastos fixos com combustível, salários dos empregados, tributos e uma outra infinidade de despesas. Dessa forma, ao contratar esses serviços de uma empresa especializada, todas essas despesas e outras responsabilidades são transferidas para ela.

2. Diferencial competitivo

Uma logística impecável é o que toda empresa almeja. Da mesma forma, isso também é o que o cliente espera. Assim, possuir processos bem escalonados e eficientes pode ser o diferencial competitivo que o seu negócio necessita, mas que só serão atingidos com os recursos adequados.

Neste ponto, a logística contratada pode atuar otimizando os processos do negócio. A prestação de serviços por empresas especializadas os torna mais eficientes e também mais atrativos aos consumidores, aumentando a visibilidade de sua empresa no mercado.

Saber explorar isso de maneira correta pode ser a deixa para se estabelecer no ramo, ampliar o público consumidor e refinar o serviço oferecido. Para se ter uma ideia, existem grandes empresas no mercado que, mesmo tendo plena capacidade de desenvolver um setor próprio de logística, optam por contratar outras empresas para desempenhar as atividades pelas quais este é responsável, em razão das inúmeras vantagens do modelo de logística contratada.

3. Maior eficiência

Muitas vezes, as empresas não dispõem da infraestrutura adequada e nem de recursos financeiros suficientes para a manutenção de uma logística eficiente. Tal fator pode prejudicar significativamente a imagem do negócio e, consequentemente, a sua lucratividade. Porém, este é um cenário que pode ser revertido a partir do momento em que se faz a opção por contratar serviços logísticos.

Ter à disposição da empresa os serviços de prestadoras experientes pode, sem dúvida, melhorar a eficiência logística do seu negócio. Afinal, boas empresas fornecedoras apresentam diferenciais, como:

  • conhecimento prático;
  • infraestrutura;
  • metodologia;
  • profissionais competentes.

Todos esses diferenciais também podem ser explorados a favor da empresa contratante, otimizando suas operações logísticas e alinhando-as com a competitividade do mercado atual.

4. Maior flexibilidade nas operações

Ter a possibilidade de adaptar os serviços logísticos de acordo com a demanda da empresa é também um dos grandes benefícios da logística contratada.

Fato é que muitas empresas já se consolidaram no mercado e conseguem prever, com exatidão, o nível de demanda que seu setor de logística pode receber e, assim, definir a necessidade e viabilidade de contar com uma logística própria.

No entanto, existem empresas, principalmente as menores, que sofrem muita variação nas suas demandas, de modo que dispor de uma logística própria pode não ser uma alternativa viável, seja por não suprir adequadamente a demanda ou por excedê-la. Em razão disso, contratar os serviços de empresas especializadas acaba sendo a decisão mais sábia.

Desse modo, uma empresa pode contratar os serviços de uma prestadora de acordo com a sua necessidade, que pode variar conforme a época do ano, por exemplo, na qual o mercado e as vendas aumentam significativamente. É possível ainda que ela ofereça uma gama maior de modalidades de transporte — para pequenas e grandes encomendas, por exemplo.

5. Simplificação dos processos da empresa

Contratar serviços de logística é também uma forma de simplificar a rotina de operações da empresa contratante.

Um setor próprio de logística demanda uma gestão contínua, acompanhamento de dados, fluxos e diversas outras variáveis. Isso acaba tomando muito tempo nas empresas e pode se tornar insustentável. Evidentemente, este cenário não é padrão, devendo ser avaliado em cada negócio.

Porém, é fato que contratar esses serviços significa aliviar um pouco a rotina da empresa, pois, junto da logística, alguns outros processos também acabam sendo indiretamente delegados a empresa contratada.

Isso ameniza a carga de trabalho e faz com que a sua empresa possa focar seus esforços em outros setores para os quais é mais interessante dedicar seu pensamento estratégico, também aproveitando melhor a expertise de suas equipes de trabalho.

Por fim, contratar a logística pode certamente representar bons resultados para sua empresa. Contudo, é preciso analisar de maneira cuidadosa quais os benefícios que realmente podem ser experimentados pelo negócio.

Além disso, é preciso saber que alguns dos benefícios mencionados, como a redução nos custos, só começa a ser sentida após um certo período, até porque implementar o modelo de logística contratada não deixará de implicar alguns gastos. Mas, em uma avaliação global, é uma opção altamente vantajosa!

Agora é com você! Quer continuar nos acompanhando por aqui? Que tal assinar nossa newsletter e receber nossas novidades na sua caixa de e-mail?