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Entenda a importância da previsão de vendas para a logística

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Entenda a importância da previsão de vendas para a logística

Entenda a importância da previsão de vendas para a logística

Você compreende a importância da previsão de vendas para o sucesso dos processos logísticos? A perfeita harmonia entre os setores de vendas e de logística contribui de maneira significativa para o crescimento de um negócio e é por isso que o post de hoje falará um pouco mais sobre essa relação.

Para que uma empresa tenha uma boa lucratividade, é necessário que suas vendas sejam satisfatórias. No entanto, vender muito sem dispor de uma logística eficiente inviabiliza todo o processo, colocando a empresa em uma situação difícil.

Nesse cenário, é importante que você compreenda a importância de um trabalho em conjunto dos dois setores e consiga usufruir dos benefícios que tal interação traz ao negócio.

Quer aprender mais? Acompanhe a seguir!

Por que a previsão de vendas é importante para o planejamento logístico?

Quando analisamos o funcionamento de uma empresa, percebemos que a divisão em setores e núcleos é uma excelente estratégia para se assegurar produtividade e agilidade na execução de tarefas.

Entretanto, um negócio só consegue se desenvolver quando todos os setores e funcionários sabem trabalhar em conjunto. Em outras palavras, se cada núcleo resolve trabalhar por conta própria, a engrenagem não funciona, e a empresa não consegue se manter no mercado.

No caso específico dos setores de vendas e de logística, a necessidade de um trabalho conjunto é muito evidente. O planejamento adequado e eficiente de vendas e operações é primordial para o negócio, já que uma venda só se concretiza quando o produto é entregue ao consumidor final.

Podemos afirmar, então, que a previsão de vendas é o ponto de partida de toda a cadeia de abastecimento de um negócio. Ou seja, é ela que indicará a necessidade de estoque e as atividades necessárias para que o produto esteja sempre disponível e chegue até o cliente.

Portanto, de nada adianta ter vendedores motivados e trabalhando em alto nível, se o setor de logística não está ciente e preparado para um aumento na demanda. É preciso planejar e trabalhar para que o diálogo e os objetivos dos dois setores estejam alinhados.

Como identificar que os setores de vendas e de logística não estão em sintonia?

Dentro do cotidiano corporativo, algumas ocorrências deixam claro que os dois setores não estão em sintonia e que há alguma falha em seu planejamento interno.

Enquanto consumidor, você já se deparou com a situação de tentar efetivar uma compra e descobrir que o produto está indisponível? Esse é um erro muito comum — especialmente no e-commerce — que revela a falta de previsão de vendas do negócio.

Tenha em mente que, se você não começar a adotar estratégias para integrar esses dois núcleos de seu negócio, esse tipo de problema também pode atingi-lo, e as consequências são sempre graves, pois elas:

  • afetam a credibilidade do negócio;

  • deixam o cliente insatisfeito ao não conseguir solucionar a demanda;

  • desestimulam a concretização da compra;

  • geram perda de clientela;

  • aumentam o prazo de entrega das mercadorias.

Como fazer esses dois setores trabalharem em conjunto?

Agora que já sabemos a importância de conquistar o equilíbrio e harmonia entre esses dois setores, vamos ajudá-lo a fazer com que eles trabalhem juntos em prol do sucesso da empresa.

Quer aprender? Acompanhe as dicas infalíveis que preparamos para você:

1. Tenha sempre dados atualizados

O planejamento empresarial, em qualquer setor, deve ser pautado em dados concretos e reais. Assim, deixar que a logística trabalhe com base em especulações é um erro que pode causar sérios problemas — entre eles, a falta de mercadoria nos estoques.

Por isso, nossa primeira dica é que você realize a atualização dos dados com certa frequência — o ideal é que isso seja feito com o fechamento das vendas de cada mês.

Assim, procure ter em mãos o volume de vendas nesse período, a demanda específica de cada produto e os níveis de estoque atualizados.

Essas informações são essenciais para que a logística consiga se programar e se preparar para mais um mês de trabalho, cumprindo com o seu papel no processo de crescimento do negócio.

2. Compartilhe metas

Estabelecer metas em conjunto é outra estratégia bastante interessante, que apresenta resultados bem satisfatórios para os dois setores.

Desse modo, imagine que, ao analisar os níveis de seu estoque, você percebeu a presença de produtos que estão com o prazo de vencimento se aproximando. Seria interessante, junto com a equipe de vendas, promover uma liquidação desses produtos, nesse caso.

Para isso, seria necessário que os dois setores trabalhassem em sintonia e que a logística estivesse preparada para todo o processo de separação, distribuição e envio dos produtos em tempo hábil.

3. Aprimore a comunicação promovendo reuniões entre os setores

Você tem se reunido com o setor de vendas de sua empresa? Se esse ainda não é um hábito, procure introduzir em sua agenda um tempo para conversar com o gestor de vendas de sua empresa.

Essas reuniões são essenciais para que você conheça as previsões de vendas e as estratégias adotadas por essa equipe, a fim de planejar como sua equipe pode contribuir com elas e, assim, executar um bom trabalho.

4. Monitore os resultados

Não basta se esforçar para que os setores de vendas e logística trabalhem juntos, é preciso avaliar se essa interação tem sido relevante e o que ainda pode ser aprimorado.

Lembre-se de que o segredo para o sucesso é sempre buscar melhorar os resultados e jamais se acomodar quando algo ainda não está adequado.

Desse modo, monitore os resultados alcançados e encontre as falhas existentes nesses processos. A partir disso, procure estudar estratégias para trabalhar esse problema e desenvolver uma comunicação mais produtiva entre os setores.

Como você percebeu, a previsão de vendas é uma estratégia essencial para o sucesso de um negócio e, especialmente, para o correto funcionamento do setor de logística.

Aliás, se a comunicação entre vendas e logística não estiver fluindo de maneira saudável, certamente o negócio enfrentará problemas e dificuldades para crescer. Por isso, aproveite os conhecimentos adquiridos hoje para harmonizar esses dois setores em sua empresa.

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